Os americanos são brancos? Quer dizer, a grande maioria?

NEBOH
2 min readNov 19, 2020

--

Então, essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples quanto pode parecer. Por um lado, considera as cidades principais:

Los Angeles

quase 1,9 milhão de latinos / hispânicos, superando os brancos não-hispânicos lá

Chicago

tem mais de 840 mil negros, apenas uma pitada a menos em relação à população branca

Nova York

tem mais de 2 milhões de hispânicos e negros cada, embora os asiáticos não estejam muito atrás

Atlanta

com quase 70 mil negros a mais que os brancos

Nova Orleans

com mais de 100 mil negros a mais do que brancos

Houston

mais de 400 mil hispânicos a mais do que brancos.

Outras cidades importantes com uma maioria de minorias: Washington, DC, Saint Louis (MO), San Jose (CA), San Antonio (TX), Philadelphia (PA), Milwaukee (WI), Miami (FL), Memphis (TN), Long Beach (CA), Honolulu (HI), Fresno (CA), El Paso (TX), Detroit (MI), Dallas (TX), Cleveland (OH), Baltimore (MD), Albuquerque (NM)

Apenas olhando as estatísticas para cidades individuais, você pode ver claramente como as áreas urbanas dos EUA são diversas.

Apesar disso, posso dizer por experiência própria que, ao deixar essas cidades, você encontrará muito mais branco do que qualquer outra coisa, o que atribui a 60% dos americanos que afirmam ser brancos, mas não hispânicos, quase 200 milhões dos 330 milhões de americanos. Agora, o próximo maior grupo demográfico seriam os hispânicos, mas essa também é uma classe confusa. Os “hispânicos” podem ser brancos ou negros, embora geralmente mistos ou mestiços (pessoas mistas de herança branca e indígena-americana), e a única coisa que os qualifica é serem originários de algum país da vasta extensão da América Latina. A América Latina nem mesmo tem uma definição sólida, o que mostra o quão confiável que é aquele qualificador.

Outra coisa que complica essa resposta é a crescente população de pessoas não brancas ou pardas. Como há tantos não-brancos nas grandes cidades, suas culturas costumam ser as que fazem os maiores sucessos no rádio, na TV e na mídia popular. Isso, misturado com um ressentimento geral entre as minorias sobre o passado racista do país, gera uma cultura que é fortemente influenciada pelos ideais e prioridades americanos não-brancos, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer antes que eles se apoderem totalmente.

Seria bom se os americanos pudessem viver como um verdadeiro caldeirão onde todos se misturassem e se fundissem. Quanto à sua pergunta, apenas não se surpreenda em sua próxima viagem pro Mardi Gras.

Resources:

U.S. cities by racial majorities: https://www.bizjournals.com/buffalo/blog/morning_roundup/2015/09/minority-groups-account-for-55-of-buffalo-s.html

Demographics of Albuquerque and other U.S. cities: https://worldpopulationreview.com/us-cities/albuquerque-nm-population

Demographics of the Unites States: https://worldpopulationreview.com/countries/united-states-population

Who’s Hispanic in the U.S.: https://www.pewresearch.org/fact-tank/2020/09/15/who-is-hispanic/

Growing diversity in the U.S.: https://www.brookings.edu/research/new-census-data-shows-the-nation-is-diversifying-even-faster-than-predicted/

--

--

NEBOH

No Expert But Of Himself—Just writing what I know, a bit of what I think I know, hopefully I help others know a bit more than they knew.